trauma ocular - o que fazer

Os olhos são partes bem sensíveis do nosso corpo. Por ficarem expostos, podem ser alvo de ferimentos, acidentes ou até serem atingidos por produtos químicos. Essas situações são exemplos do que provoca um trauma no olho, e é sobre isso que falaremos neste post.

O trauma no olho se refere a lesões causadas no globo ocular, geralmente por meio de um agente externo, mas que também podem ser provocadas por desordens internas. Nessas situações, são afetados não apenas os olhos, mas toda a área em seu entorno, incluindo os tecidos adjacentes e a estrutura óssea da cabeça.

Nem sempre é possível identificar facilmente o nível de gravidade da lesão. Alguns problemas, como o descolamento de retina, só podem ser notados por meio de exames médicos. Outros ferimentos podem aumentar a pressão nos olhos e causar sangramentos lentos. São desordens que só ficam evidentes quando estão muito avançadas.

O trauma no olho pode causar perda de visão ou cegueira. É importante saber reconhecer quais são os sintomas mais comuns para tratar o quanto antes.

Situações mais comuns de trauma no olho

Existem diversos tipos de trauma no olho, e variam muito em gravidade. Pode ser algo mais leve ou uma lesão que necessite de atendimento médico de emergência. Importante destacar que até mesmo em casos que o trauma parece menor, toda lesão no olho deve ser observada por um profissional da saúde para avaliação.

As causas mais comuns de trauma no olho são:

• Socos, pontapés ou agressões em geral;
  • Pancadas em atividades esportivas, bolas ou outros equipamentos;
  • Partes de materiais que voam após uma explosão ou por consequência de atividade industrial;
  • Impacto provocado por armas de fogo, dardos, fogos de artifício, cordas elásticas que se soltam;
  • Produtos químicos que espirram;
  • Cortes ou coceiras;
  • Acidentes domésticos ou com animais.

Quando ocorre uma lesão ocular, busque ajuda médica o mais rápido possível, mesmo que pareça algo de menor intensidade. Não tente tratar o machucado por conta própria, pois pode agravar a situação.

Como identificar os sintomas

Quando o olho é afetado por uma força brusca, ele se comprime e se retrai. Desta forma, o sangue fica acumulado na área que foi atingida. Sendo assim, os principais sintomas de lesões oculares são:

• Dor constante nos olhos
  • Dificuldades de enxergar
  • Olho saltado em comparação ao outro
  • Cortes na pálpebra
  • Paralisação de um dos olhos
  • Sangue na parte branca dos olhos
  • Pupila com tamanho ou forma incomum
  • Objeto estranho dentro do olho
  • Algo sob a pálpebra que não sai com lágrimas nem ao piscar
  • Moscas volantes
  • Flashes na visão

Tratamentos para trauma no olho: o que fazer

Todo trauma no olho deve receber atenção médica. Não toque, esfregue ou tente remover qualquer objeto do olho. O tratamento vai depender da causa do ferimento. De modo geral, siga as seguintes recomendações:

Faça:

• Lave os olhos com água limpa, se houver algo neles
  • Siga as instruções contidas no rótulo da substância que entrou em contato com o globo ocular
  • Procure medicamentos para aliviar a dor, como paracetamol ou ibuprofeno

Não faça:

• Não tente tirar nenhum objeto que esteja preso ao olho
  • Não toque ou esfregue os olhos
  • Não use maquiagem, até que os olhos melhorem
  • Não use lentes de contato até que a situação seja resolvida

Para situações específicas

Areia ou partículas finas

No caso de areia, poeira ou sujeira simples, basta piscar os olhos e umedecer com as próprias lágrimas, soro fisiológico ou colírios simples. Isso costuma resolver. Em caso de objetos como metal, vidro ou outras partículas, o problema pode ser mais sério. Tome as mesmas providências anteriores, mas busque ajuda médica rapidamente.

Corte ou objeto estranho

Se o globo ocular sofreu algum tipo de corte ou se tem um objeto nele, procure colocar algum tipo de proteção, como um tampão que se encaixe no osso ao redor do olho, e procure atendimento médico de emergência.

Pancadas em atividade esportiva

Em casos menos graves, como um olho roxo por causa de uma atividade esportiva, aplique compressas gelada na área afetada. Isso pode ajudar o inchaço a desaparecer e permite que os olhos se curem mais rapidamente. Entretanto, mesmo nesses casos, busque orientação médica.

Produtos químicos nos olhos

Lesões oculares menores, como xampu ou poeira no olho, geralmente se resolvem sozinhas em até um dia. Se acidentalmente for inserido nos olhos substâncias como álcool, produtos de limpeza ou algo mais forte, procure ajuda médica imediatamente.

Como evitar

A melhor forma de evitar um trauma no olho é a prevenção, com o uso de protetores oculares enquanto estiver exercendo alguma atividade de risco. Alguns exemplos são consertos domésticos, jardinagem, limpeza, cozinha, durante o trabalho na indústria e na prática de esportes. Na maioria dos casos de lesão, os pacientes afirmam que não estavam protegendo seus olhos adequadamente.

Gostou das informações? Acesse nosso blog e mantenha-se informado sobre os cuidados com os olhos. Comente suas dúvidas e entre em contato com a gente para mais detalhes.