A cirurgia é o melhor tratamento para a catarata

A catarata é uma opacificação do cristalino que ocorre naturalmente devido ao processo de envelhecimento, mas que pode ser acelerado devido a maus hábitos alimentares, tabagismo, exposição solar e também por fatores genéticos.

A cirurgia é o melhor tratamento para esta doença, pois com ela o cristalino opacificado é substituído por uma nova lente sintética. Ela deve ser realizada de acordo com a orientação do oftalmologista, que irá analisar o caso e verificar se o comprometimento do cristalino já limita a vida do paciente. Quando há um nível alto de perda de qualidade das atividades corriqueiras como costurar, dirigir ou ler, a cirurgia é indicada.

A catarata pode voltar depois da cirurgia?

Esta é uma dúvida recorrente dos meus pacientes e sempre os tranquilizo dizendo que a catarata não voltará depois da cirurgia. Isto porque durante a operação o cristalino, que se torna opaco com a progressão da doença, é substituído por uma lente sintética que não degenera nem fica opaca.

Por vezes, dependendo da cicatrização do paciente, pode ocorrer um grau de opacidade na cápsula posterior, que fica atrás da lente substituta do cristalino. Para resolver, uma “limpeza” é realizada com um laser Yag no próprio consultório, este procedimento não é cirúrgico, é indolor e remove o problema reestabelecendo a visão normal em poucos dias.

Cuidados antes, durante e depois

No dia da cirurgia, tome cuidado para não usar no rosto nenhum cosmético (maquiagem ou cremes), também lembre-se de que sua última refeição deve ser no máximo 6h antes do procedimento. Caso seja hipertenso ou diabético, reforce com seu oftalmologista como seus remédios devem ser tomados. E atenção! Se tiver com tosse, febre ou algum outro tipo de sintoma, não deixe de avisar a equipe cirúrgica!

Depois da cirurgia, siga precisamente a orientação médica com relação aos medicamentos que devem ser tomados ou pingados no olho. Você também precisa evitar movimentos bruscos na cabeça, repousar, e não ficar em ambientes com poeira, animais ou algum tipo de agente que cause coceira. Óculos escuros vão ser seus melhores amigos, pois protegerão da claridade, de possíveis traumas e da exposição UV.

E não se esqueça: a higiene nas mãos antes de tocar os olhos ou pingar colírios é uma maneira de prevenir doenças e melhorar o tratamento!

Considere a cirurgia para resolver de uma vez por todas o seu problema de catarata. Tire suas dúvidas com seu oftalmologista.

CategoryCatarata