fbpx

Neste artigo vamos tratar da importância da prevenção nos cuidados com a nossa saúde e da necessidade de exames periódicos com o seu médico.

Embora é sabido que atualmente há cada vez mais novos avanços tecnológicos para o tratamento das doenças, assim como novos remédios que podem garantir mais qualidade de vida – e até mesmo, nos casos mais graves de saúde, uma sobrevida , há um aumento considerável no sedentarismo, na obesidade e em hábitos de vida pouco saudáveis. E nesta relação, infelizmente, muitos problemas de saúde que enfrentamos poderiam ser evitados.

No que se refere a saúde, as complicações crônicas são de dois grandes grupos:
a) comprometimento dos grandes vasos sanguíneos e
b) comprometimento dos pequenos vasos sanguíneos. O primeiro caso é causador do infarto, do derrame e da gangrena, por exemplo, como decorrências diretas de hábitos ruins de saúde; já no segundo, as consequências são o comprometimento da saúde do rim, da visão e dos nervos.

Como medidas preventivas para cuidar da nossa saúde é importante destacar, além dos exames periódicos de rotina, que é preciso sempre manter o peso adequado, alimentação balanceada, controlar a pressão arterial, evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas de forma regular, controlar os níveis de colesterol e as médias de glicemia.

Prevenção significa criar estratégias que resultem num menor risco de adquirir ou controlar uma doença. Como informamos em outro artigo no Dr. Komatsu, os exames oftalmológicos também ajudam na detecção precoce de uma série de doenças do nosso organismo, além daquelas específicas da saúde ocular, tais como diabetes, hipertensão, Aids e tumores intraoculares.

Conforme dados da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e, a cada minuto, uma criança. Segundo o Ibope, em pesquisa realizada no Brasil, um terço da população acima de 16 anos nunca fez um exame oftalmológico de rotina.

Esses dados explicam o alto índice de doenças oftalmológicas como a catarata, o glaucoma e a degeneração macular de retina, doenças graves cujo diagnóstico pode se dar precocemente.

Por esses motivos é muito importante que você realize consultas preventivas regularmente. Entre em contato no fone (47)3481-5333 WhatsApp (47) 9154-0555, para conhecer os tratamentos que já estão disponíveis em nossa clínica, ou por e-mail sadalla@sadalla.com.br

Write a comment:

*

Your email address will not be published.