A córnea é um tecido transparente que fica na parte da frente do olho. É o primeiro lugar por onde passam as imagens que os olhos enxergam. Por isso é muito importante que ela esteja transparente. A visão pode ficar comprometida em casos onde a córnea perde a transparência, curvatura ou é danificada. Em muitos casos, a única forma de recuperar a visão é por meio da cirurgia de transplante de córnea, ou seja, substituir o tecido danificado.

Diversas complicações podem levar à necessidade do transplante, como cicatrizes causadas por trauma ou infecções, queimaduras ou até acidentes com produtos químicos. No entanto, a principal causa de transplante no Brasil é o ceratocone. Em alguns casos da doença não há outra alternativa além do transplante. A córnea pode ser substituída totalmente ou apenas em partes, dependendo de cada caso.

O primeiro passo para o transplante de córnea é o agendamento de uma avaliação, para saber qual a melhor técnica e tipo de transplante a ser utilizado. A cirurgia tem altos indicies de sucesso. O paciente recebe anestesia geral ou local, dependendo do caso. Muitas vezes a pessoa recebe alta no mesmo dia do procedimento.

Após a cirurgia, o paciente precisa usar óculos escuros e uma proteção de plástico no olho operado por determinado período. Atividades como ler e assistir televisão podem ser retomadas rapidamente. No entanto, atividades físicas pesadas devem ser evitadas por algumas semanas. A visão costuma apresentar melhora gradativa em semanas, podendo variar em cada caso.

O doutor Fernando Komatsu é especialista em doenças externas, transplante de córnea, catarata, ceratocone e cirurgia refrativa. Com especialização pelo Wills Eye Hospital, na Filadélfia, EUA. Com mais de dez anos de experiência, o Dr. Komatsu já realizou centenas de cirurgias oftalmológicas bem sucedidas e é referência em todo o sul do país no assunto. Os procedimentos são feitos no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, hospital conceituado e com grande estrutura em Joinville. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações ou agendar uma visita

transplante

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone (Obrigatório)

Sua mensagem

Contatos

Dr. Fernando Komatsu

47 3033-5540

fernando@drkomatsu.com.br

Consultório:
Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem
Rua Camboriú, 35
Eixo Marquês de Olinda - Glória
CEP 89216-222 - Joinville/SC - Brasil