Ceratocone: Diagnóstico e Tratamento

O olho humano possui uma camada transparente chamada córnea, que é como se fosse o vidro de proteção de um relógio. Ceratocone é o afinamento e encurvamento progressivo dessa camada. Com isso, a córnea assume uma forma que lembra um cone. Apesar de suas causas ainda não serem totalmente determinadas, alguns especialistas acreditam estarem associadas a alergias, ao coçar dos olhos constantemente e também ao fator genético.

Como o ceratocone é uma deformação na córnea, quem sofre desse problema começa a ter distorções na visão. É uma doença progressiva, ou seja, aumenta com o tempo. Isso significa um aumento de miopia e astigmatismo gradual. Desta forma, os sintomas mais comuns são dores de cabeça, coceira, visão borrada e distorcida.

O diagnóstico do ceratocone pode ser feito com exames de topografia e tomografia da córnea. O tratamento da doença varia de acordo com o estágio. A primeira opção para tratar o problema é o uso de óculos. Caso não funcione, é indicado o uso de lente de contato. Para casos mais avançados, é necessário fazer o transplante de córnea ou implante do anel de ferrara.

O anel de ferrara é um dispositivo implantado na córnea para ajudar a moldar e dar rigidez nessa camada. Apresenta grandes taxas de sucesso, mesmo assim é um procedimento reversível, caso haja qualquer problema. Já o transplante consiste na substituição da córnea, trocando a camada danificada por outra em boas condições. É o transplante de órgão mais realizado no mundo e também o que mais apresenta índices de sucesso.

O doutor Fernando Komatsu é especialista em doenças externas, transplante de córnea, catarata, ceratocone e cirurgia refrativa. Com especialização pelo Wills Eye Hospital, na Filadélfia, EUA. Com mais de dez anos de experiência, o Dr. Komatsu já realizou centenas de cirurgias oftalmológicas bem sucedidas e é referência em todo o sul do país no assunto. Os procedimentos são feitos no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, hospital conceituado e com grande estrutura em Joinville. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações ou agendar uma visita.

Ceratocone

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone (Obrigatório)

Sua mensagem

Contatos

Dr. Fernando Komatsu

47 3033-5540

fernando@drkomatsu.com.br

Consultório:
Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem
Rua Camboriú, 35
Eixo Marquês de Olinda - Glória
CEP 89216-222 - Joinville/SC - Brasil