Cirurgia de Catarata e Formas de Tratamento

O olho humano possui em seu interior uma pequena lente chamada cristalino que serve, como nas máquinas fotográficas, para focalizar as imagens que vemos. Com o passar dos anos o cristalino, inicialmente bem transparente, sofre um processo de embaçamento e é ele que recebe o nome de catarata. Catarata, portanto, é simplesmente uma alteração que ocorre em uma parte do olho que já existe. Esse problema é tão comum que praticamente todo mundo que viver bastante vai apresentar catarata como parte natural do processo de envelhecimento. Infelizmente não há muito o que se possa fazer para prevenir o problema, porém existe solução. O melhor tratamento é a cirurgia.  

Além do envelhecimento natural, outros fatores podem ajudar no aparecimento do problema. Traumas sérios ao olho, como impactos fortes e cortes profundos, podem precipitar o aparecimento de catarata, chamada então de traumática. Alguns medicamentos, mesmo tomados via oral, podem afetar o cristalino humano: o exemplo mais comum é a cortisona. Algumas doenças do corpo agridem o olho humano e podem formar catarata, como, por exemplo, o diabetes e a artrite reumatoide. Também exposição excessiva ou errada à luz ultravioleta, certas radiações, substâncias químicas tóxicas podem trazer essa turvação ao cristalino.

A técnica mais utilizada no mundo para remoção da catarata é a cirurgia com ultrassom. Na cirurgia é feita uma incisão alguns milímetros na córnea (parte transparente do olho). A técnica mais avançada usa uma ponta com vibração ultrassônica que fragmenta e aspira os tecidos embaçados através dessa incisão. Após a remoção do cristalino é colocada uma lente intraocular para substituir a membrana retirada. A mais usada é a feita de material acrílico, pois permite que seja colocada dentro do olho através de micro incisão, sem necessidade de pontos. Assim, é possível uma volta mais rápida às atividades normais. Outra opção é a lente Multifocal, que melhora a qualidade da visão tanto para longe como para perto. Essa é a última palavra quando o assunto é lente intraocular.

O doutor Fernando Komatsu é especialista em doenças externas, transplante de córnea, catarata, ceratocone e cirurgia refrativa. Com especialização pelo Wills Eye Hospital, na Filadélfia, EUA. Com mais de dez anos de experiência, o Dr. Komatsu já realizou centenas de cirurgias oftalmológicas bem sucedidas e é referência em todo o sul do país no assunto. Os procedimentos são feitos no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, hospital conceituado e com grande estrutura em Joinville. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe para mais informações ou agendar uma visita.

Clique para acessar os vídeos


Olho com Catarata. O Cristalino está opaco.

Olho com Catarata. O Cristalino está opaco.

O mesmo jardim na mesma época do ano pintado por Monet. Antes da Catarata e após a Catarata.

O mesmo jardim na mesma época do ano pintado por Monet. Antes da Catarata e após a Catarata.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone (Obrigatório)

Sua mensagem

Contatos

Dr. Fernando Komatsu

47 3033-5540

fernando@drkomatsu.com.br

Consultório:
Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem
Rua Camboriú, 35
Eixo Marquês de Olinda - Glória
CEP 89216-222 - Joinville/SC - Brasil