NOVA SÉRIE DE ARTIGOS – ERROS COMETIDOS NOS CUIDADOS ADEQUADOS COM A SAÚDE DOS OLHOS

Antes de fazer qualquer espécie de tratamento é fundamental ter o aval de um especialista

As emergências de hospitais e clínicas oftalmológicas colecionam casos em que os olhos de crianças e adultos são postos à prova pelas mais diversas substâncias. De vodca a chás caseiros, passando até mesmo por urina, eles recebem de tudo. O espantoso é que eles são agredidos dessa maneira por pessoas convencidas de que os estão protegendo. Movidas pela crença nas propriedades medicinais dos mais variados compostos, colocam a visão em risco. A janela da alma fica danificada, e o espelho do mundo, turvo.

Quem nunca ouviu falar que leite materno é bom para curar conjuntivite, por exemplo? Alguns, seguindo o conselho de conhecidos, não hesitam em pingar gotas de limão ou hidróxido de magnésio na tentativa de curar males ou clarear os olhos. O oftalmologista Celso Boianovsky cita um exemplo clássico:

– As pessoas aquecem alianças e as colocam sobre o terçol. O metal quente pode queimar e gerar infecções graves no olho, uma estrutura complexa e delicada. A disfunção deve ser tratada com pomadas oftálmicas e compressas quentes e estéreis – alerta.

Segundo o especialista, há ainda aqueles que pingam nos olhos produtos com embalagem semelhante às dos colírios. É o caso de supercolas vendidas em bisnagas ou mesmo remédios para o ouvido ou outros órgãos. Esse descuido pode lesar o epitélio, provocar inflamações e conjuntivites químicas severas, além de tirar a proteção natural do olho, favorecendo a proliferação de bactérias.

Mãe de primeira viagem aos 19 anos e seguindo um conselho de avó, a gerente de marketing Soraya Lacerda imaginou que pudesse remediar o problema da filha recém-nascida com leite materno. A pequena Isabela de Carvalho, hoje com 10 anos, nasceu com o canal lacrimal obstruído, transtorno que provocava o acúmulo de secreção nos olhos.

– Todas as fotos de Isabela quando criança mostram seus olhinhos sempre remelentos. Passei a pingar gotas do meu leite, depois de testá-las em meus próprios olhos. Infelizmente, piorei a situação. As vistas de Isabela ficaram muito irritadas, e ela chegou a ter uma pequena infecção – lamenta Soraya.

Não restam dúvidas sobre a importância do leite materno para o ser humano, mas a substância jamais deve ser aplicada sobre os olhos. É o que garante a médica Márcia Godoy, do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB):

-Muitos ainda usam o leite doado por terceiros sem sequer cogitar que ele pode estar contaminado por bactérias e vírus, inclusive o HIV. O senso comum também considera chás naturais inofensivos. Se os olhos já estão com uma úlcera, por exemplo, o remédio se torna veneno, e a visão pode até ser perdida.

A oftalmologista conta que, por mais de uma vez, atendeu na emergência pacientes que pingaram urina nos olhos.

Crendices
Confira alguns mitos difundidos entre a população a respeito da saúde ocular:

Mito
O limão clareia os olhos

Verdade
O limão é totalmente contraindicado para o uso ocular, pois provoca irritações e pode gerar ulcerações

Mito
Pingar vodca nos olhos potencializa o efeito da bebida no organismo

Verdade
Em contato com o órgão, a vodca pode causar conjuntivite alérgica, inflamação da córnea e perda de visão

Mito
Colocar aliança quente sobre o terçol pode curar o problema

Verdade
Além de não ser verdade, a prática pode provocar queimaduras graves e lesões de difícil tratamento

Mito
Lavar os olhos com água corrente é bom para quem tem olho seco

Verdade
O olho seco é uma alteração ocular, na qual ocorre uma diminuição da produção de lágrima e deve ser tratado com medicamentos

Mito
Colírios não têm contraindicações

Verdade
Esses produtos não devem ser usados sem indicação médica. O uso indiscriminado pode, inclusive, causar danos sérios aos olhos

Mito
Usar óculos de grau de outra pessoa não faz mal

Verdade
Os óculos de grau são confeccionados seguindo uma receita médica personalizada. Usar óculos inapropriados – seja comprados prontos sem receita ou de outras pessoas – pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga

Mito
Comer cenoura faz a pessoa enxergar melhor e resolve problemas oftalmológicos

Verdade
A cenoura é rica em vitamina A, elemento importante no metabolismo dos fotorreceptores oculares. Mas não reverte problemas oculares

FONTE: Oftalmologistas Celso Boianovsky, Márcia Godoy e Sebastião Ferreira Neto

Fonte: GaúchaZH

Write a comment:

*

Your email address will not be published.