O verão é a estação do ano que mais exige uma melhor alimentação e consumo de água para todas aquelas atividades que estamos envolvidos, seja na praia, parques, ou ao ar livre, por exemplo. É a estação das férias de fim de ano, em que comumente estamos expostos a todo tipo de excessos para o nosso organismo como um todo. Alguns cuidados preventivos são indispensáveis para manter a qualidade de vida.

Na estação, além dos cuidados que vimos ao longo do mês de janeiro, os nossos olhos dependem também de certos cuidados com a alimentação. Os principais grupos de nutrientes que fazem a diferença para a nossa saúde ocular são as vitaminas antioxidantes, os caratenóides, o ômega-3 e os minerais.

As vitaminas antioxidantes principais são as vitaminas A, C e E, que auxiliam na saúde dos tecidos e células oculares, retardam a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e reduzem o risco da catarata. Caratenóides como a luteína e a zeaxantina reduzem o risco de várias doenças crônicas dos olhos, como a DMRI. Eles podem ser encontrados no consumo do ovo, da cenoura, do mamão e da laranja. O

Ômega-3 também repercute nessa doença, diminuindo o seu risco de ocorrência. O ômega-3 pode ser consumido através dos peixes de águas profundas, como a sardinha, o atum e o salmão. Já os minerais como o zinco e o cobre, que tem a função de auxiliar na absorção de nutrientes e vitaminas, também retardam a DMRI.

Uma alimentação equilibrada com consumo de frutas e verduras é indispensável pra a boa saúde da visão. Alho e cebola, por exemplo, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos, diminuem a pressão arterial e combatem o glaucoma. Frutas vermelhas como o morango, amoras e cerejas também ajudam a combater a degeneração macular, já que são antioxidantes.

Há muitos estudos comprovando a utilidade desses alimentos para o organismo como um todo e para a saúde ocular, em particular. Procure uma dieta sempre equilibrada e quando tiver dúvidas, busque ajuda com um nutricionista. Vá ao oftalmologista sempre que perceber alterações visuais significativas em sua saúde.

Tenha um excelente verão com muita diversão e saúde!

 

Write a comment:

*

Your email address will not be published.