Não é só a pele que merece atenção redobrada no verão. Os olhos também necessitam de um cuidado considerável, principalmente nesta época do ano onde a incidência de radiação ultravioleta é maior.  Sabendo dos riscos à saúde dos olhos é importante estar atento a qualidade dos óculos de sol.

Muitas pessoas caem na tentação de comprar óculos mais baratos e isso pode ser um grande problema para a saúde, pois normalmente eles não possuem a proteção adequada, já que as lentes falsas podem ser nocivas e acabar piorando ou mesmo ocasionando sérios problemas a visão.

“Os óculos não tem que ser apenas escuros, eles precisam ser responsáveis por filtrar os raios UVB e UVA. Você acaba confiando que a lente escura te protege, mas é a película fotossensível que garante a proteção contra os raios ultravioletas”, é o que afirma o oftalmologista Otávio Leite Cabral.

Além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA – que protege contra os raios ultravioletas e UVB – que retarda o envelhecimento das células do olho, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata, uma forma de “descansar”, e acaba facilitando a entrada de luz e é esse o grande perigo das lentes falsificadas.

“Se você usa a lente que não tem proteção acaba expondo muito mais, porque você acaba se expondo mais achando que está protegido. No escuro a pupila dilata e abre caminho para os raios ultravioletas”,  ressalta o médico.

A falta de garantia na fabricação é outro risco e é por isso a importância de comprar óculos de óticas confiáveis, pois eles têm, no mínimo, a proteção UVA. As lentes transitions e polarizas possuem essa proteção.

Para não correr riscos o médico oftalmologista dá uma dica valiosa. “Procure óculos de confiança, marcas conhecidas e com certificados de garantia”, finaliza.

Fonte: Ururau

Write a comment:

*

Your email address will not be published.